Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Designing My Dream Life

16 de Fevereiro, 2024

Vêm comigo? Desafio #1

A "zona de conforto" é um sítio agradável para estar, mas às vezes faz falta dar o salto, arriscar um bocadinho mais. Sair desse espaço confortável para descobrir que existe vida do outro lado.

Por querer explorar sempre mais o meu lado criativo e gostar de me ligar com a inspiração que anda por aí à solta, tive a ideia de criar um desafio, que decidi chamar Fora do Conforto Criativo.

Idealmente, espero realiza-lo durante o mês de fevereiro, mas não pretendo ser demasiado rígida comigo mesma nem pôr algum tipo de pressão sobre o que é suposto ser (e é, realmente) uma coisa boa, que serve para me divertir e descontrair.

O objetivo principal é encontrar inspiração em sítios novos, descobrir mais criatividade dentro de mim e criar coisas novas e diferentes.

São 5 as tarefas que compõe este Desafio, e que podem ser executados em qualquer ordem. No final de os completar a todos venho aqui partilhar o resultado, mas até lá deixo o meu convite para, se acharem que se podem divertir também, se juntarem a mim neste desafio, adaptando-o ao vosso estilo de arte e de vida!

Azul e Bege Minimalista Chique Desafio de Música

1. Escrever num sítio diferente do habitual

A ideia é deslocar-me, de propósito, a um sítio fora de minha casa para escrever (ou pelo menos tentar escrever) uma nova crónica.

Normalmente escrevo sempre à noite, sentada na minha cama antes de ir dormir. Primeiro esta rotina começou por uma questão de conforto e logística: é à noite que tenho mais tempo para mim, e em que posso parar sem o meu cérebro sentir que há mil outras coisas que podia estar a fazer (normalmente, não consigo estudar à noite então este tornou-se o tempo ideal para escrever). Contudo, quando fiquei de férias e com tempo livre para fazer o que queria e quando queria, apercebi-me que a rotina que começou por uma simples organização de tempo tornou-se num verdadeiro hábito um pouco conformista. Parece que sempre que me sento na cama e abro o computador, a inspiração e a criatividade sabem que estão a ser chamadas.

O objetivo é, então, dirigir-me a um local diferente, precisamente para me puxar fora da minha zona de conforto criativo e quase como que ensinar o meu cérebro que a inspiração pode ser encontrada noutro sítio para além de entre as 4 paredes do meu quarto.

 

2. Escrever uma crónica à mão - e não no computador, como tenho por hábito

Quando, em Erasmus, comecei o Blog escrevi à mão todas as ideias que tinha dentro de mim e nem sabia, e começava-as a desenvolver nesse caderno cor de rosa para só depois passar para o computador.

Atualmente, escrevo sempre em computador e a grande maioria das minhas crónicas é escrita diretamente na página de edição do Sapo Blogs - mais uma vez, parece que o meu cérebro se programou para assim que vê essa página de edição começar a produzir.

A proposta é, então, que escreva uma crónica à mão, para ver se há algo no processo criativo que é alterado.

 

3. Cinco minutos de brainstorming de ideias

Por mais ridículas ou inatingíveis que as ideias possam parecer, o desafio é ligar o cronómetro por 5 minutos e escrever o máximo de ideias possíveis. Podem ser ideias de temas para possíveis textos ou para outros projetos artísticos, o objetivo é gerar um fluxo criativo de ideias se julgamento nem restrições. Acredito mesmo que no meio do que podem ser consideradas ideias más conseguimos, com um bocadinho de sorte, encontrar a próxima grande ideia

 

4. Reescrever um texto escrito por outra pessoa

Este é um desafio giro para darmos asas à nossa imaginação, sem termos que criar algo novo de raiz. A ideia é escolher um texto (ou um excerto) escrito por outra pessoa e escrever à “minha maneira” (seja lá o que isto for).

O resultado final pode não ter nada a ver com o texto original - esse é mesmo só o ponto de partida que pode resultar numa coisa completamente diferente.

 

5. Experimentar uma arte diferente

A ideia é diversificar o olhar, abrir os horizontes da inspiração e experimentar uma coisa nova. Este ponto aqui será diferente para cada pessoa: pode ser experimentar pintar um quadro, fazer uma refeição nova, brincar com plasticina ou arriscar na arte da joalharia.

 

Estou muito entusiasmada para começar este desafio e partilhar tudo aqui no blog! 

Espero que se juntem a mim!! Usem a tag #foradoconfortocriativo para poder ver os vossos desafios a serem cumpridos, e sintam-se à vontade para pegar na imagem que deixei neste post ;)

Vamos descobrir toda a inspiração que existe Fora do Conforto Criativo!

Vêm comigo?

M

5 comentários

Comentar post