Tudo acontece por um motivo (?)
Será que tudo acontece por um motivo?
Dizem por aí que tudo acontece por um motivo, mesmo que na altura a nossa visão esteja demasiado desfocada para conseguir perceber que motivo. Será isto verdade, ou será esta frase um mito urbano que pretende afastar a tristeza que sentimos quando ouvimos um não, e nos faz agarrar à esperança que esse não só aconteceu para um melhor sim surgir?
Se calhar, procuramos por significados escondidos onde eles não existem, ou então até olhamos para o lado para propositadamente não ver o que está mesmo à nossa frente. Seja de que maneira for - e acreditando, ou não, em coincidências - as coisas acontecem (com ou sem motivo) e nós temos de lidar com elas com olhos que olham em frente, e não olhos que procuram por um significado oculto que justifique o que quer que tenha acontecido.
Depois, é também importante fazer toda aquela distinção entre as coisas que nos acontecem e as coisas que acontecem para nós: e acho que pode mesmo ser este discernimento que vai fazer toda a diferença na maneira como vemos as coisas, e em como lidamos com o que não queríamos ter de lidar. Não aconteceu o que queríamos, ou não aconteceu da maneira que queríamos, e dizemos que tudo acontece por um motivo: é, então, a nossa função perceber o que é que pode ser esse motivo, numa postura proativa de descobrir a maneira que isso aconteceu para nós, em vez de chorar porque isso nos aconteceu.
M