Só por diversão
Acho que devíamos fazer mais coisas só por diversão.
Fazer mais coisas daquelas que realmente temos gosto em fazer, e fazê-las só porque sim. Não porque somos obrigados a tal, não porque sentimos pressão, não porque queremos e temos de ser produtivos, e definitivamente não com o objetivo de cumprir uma lista interminável de tarefas.
Na agitação do dia-a-dia rapidamente nos podemos esquecer de como pode ser prazeroso simplesmente fazermos o que nos diverte. O que nos relaxa, o que nos tira a mente de tudo o resto, o que faz parar o tempo e o que faz o tempo passar da melhor forma.
Há, também, outra coisa importante a ter em atenção nisto de fazer as coisas só por diversão: não nos podemos levar demasiado a sério. Fazer um desporto (novo ou velho) só por diversão, e não para ganhar campeonatos e medalhas. Fazer pinturas e arte só por diversão e não para tornar aquilo num negócio. Aprender uma língua nova porque o desafio é uma coisa gira e não para ter um novo ponto para acrescentar no currículo. Não há nada melhor que fazer as coisas pelo simples prazer de as fazer - e não por um eventual resultado que há de chegar.
Porque a vida não é (só) sobre cumprir as metas que definimos no primeiro dia do ano. É sobre ter hobbys que nos façam bem, sobre encontrar a alegria no caminho e não no destino, e é sobre fazer tempo para nos podermos dedicar àquilo que realmente queremos.
A vida é, também, sobre fazer as coisas só por diversão.
M