Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Designing My Dream Life

27 de Fevereiro, 2023

Personagem Principal

No século XVII, Galileu Galilei foi julgado por heresia pela Inquisição porque defendia que a Terra, afinal, girava à volta do Sol, e não o oposto. Ora, este modelo heliocentrista não foi, de todo, visto com bons olhos pela Igreja Católica que defendia que a Terra é que era o centro do Universo e tanto o Sol como todos os planetas, giravam na sua órbita.

Esta descoberta de Galileu ocorreu na época do Renascimento, um período da história marcado por diversas revoluções científicas e por uma corrente de pensamento denominada Humanismo. Os humanistas defendiam que o homem estava no centro do universo e era a medida de todas as coisas. Esta visão contrariava as crenças medievais da Igreja e, por esse motivo, vários humanistas foram queimados em fogueiras.

Agora, já sabemos que não somos o centro do Universo. Contudo, há uma ideia relativamente parecida a ser transmitida – o ser humano como personagem principal da sua vida, e podemos, de certo modo, continuar a agir como se, afinal, o sol girasse à nossa volta.

Não somos a personagem principal na história de toda a gente, mas somos a personagem principal na nossa história, e é nisso que nos devemos focar.

m.jpg

 

Acima de tudo, agir como a personagem principal significa assumir responsabilidade pelas nossas escolhas e ações, e conscientemente ter a iniciativa de "ir atrás" dos nossos objetivos. A ideia é não sermos um mero espectador da nossa vida, e sim agir ativamente para criar (e viver) a vida que idealizamos.

Este conceito de "agir como a personagem principal" propõe ainda que romantizemos a vida, com o intuito de vivermos mais felizes e aproveitar os momentos mais pequenos sem ter de estar sempre à espera do próximo grande acontecimento. 

Para mim, agir como a personagem principal é acreditar que todos os detalhes são, na verdade, grandes, e que as rotinas e os dias iguais não precisam de ser aborrecidos e monótonos. Por exemplo, tenho de estudar, mas posso fazê-lo num cenário bonito. Pode parecer irrelevante para quem vê "de fora", mas melhora exponencialmente o meu dia.

Assim, em vez de pensar na pessoa que, um dia, gostava de ser escolho - conscientemente - agir já como se fosse essa pessoa.

mm.jpg

Nem todos os dias serão incríveis e memoráveis, mas se olharmos com atenção certamente encontramos pequenos momentos que tornam o dia mais bonito e especial. 

E o melhor de tudo é que podemos ser nós a criar esses momentos.

M