Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Designing My Dream Life

30 de Junho, 2023

Para além das palavras

M

Vivemos num mundo rodeado de palavras. Mas nem sempre assim o foi: no tempo dos homens das cavernas utilizavam-se (que se saiba) pinturas rupestres, gestos e alguns sons. O tempo foi passando, e a forma de comunicação foi evoluindo.

Inicialmente, a escrita utilizava caracteres pictográficos, e depois evoluiu para hieroglífos mais complexos e elaborados. A comunicação oral foi sempre uma das formas principais de comunicação e desenvolveu-se em todo o mundo a diferentes ritmos, dando origem a inúmeras linguagens.

A invenção da imprensa foi crucial para o desenvolvimento da comunicação e da informação: tornou-a mais acessível e, de certo modo, padronizada. Posteriormente, as telecomunicações e a era digital vieram, como todos sabemos e vemos diariamente a acontecer, possibilitar a comunicação global instantânea. (E a evolução não parou por aqui.)

Vivemos num mundo rodeado de palavras, e sabemos o que é que (a maioria) querem dizer. Mas e o que está por trás de cada palavra? A expressão ler nas entrelinhas é, certamente, por muitos conhecida, e refere-se ao significado oculto que pode estar escondidos no meio das letras que formam as palavras.

As palavras, por si só, podem ser secas e cruas - mas se soubermos jogar com elas (como se de uma espécie de puzzle se tratassem) podemos criar novas expressões que querem dizer mais do que as palavras por ela compostas dizem. Esta capacidade de ler nas entrelinhas também pode ajudar a descobrir a ironia subjacente a determinado comentário, ou a metáfora escondida num elogio envergonhado.

Aprendemos a andar, a falar e depois a escrever (normalmente, por esta ordem). Aprendemos o significado de muitas palavras e à medida que vamos crescendo aprendemos o significado de outras que ainda não conhecíamos.

Mas há todo um mundo para além da combinação das letras que formam sílabas e, depois, palavras. Está na altura de aprendermos isso também.

M