O Verbo Paciência
Segundo o dicionário, paciência significa a capacidade de tolerar contrariedades, dissabores, infelicidades ou incómodos com calma ou resignação.
Para mim, paciência quer dizer:
1.Perceber que as coisas demoram tempo - não é tudo para ontem (!)
2.Não nascemos ensinados - ninguém é ótimo logo à primeira (!)
3.O dia em que plantamos a semente nunca vai ser o mesmo dia em que colhemos as frutas (literalmente!)
Quero acreditar que se pode treinar isto de ter paciência - pelo menos, é isso que tenho tentado fazer. Recentemente, comecei a (aprender a) bordar. Isto foi o que fiz em mais de 3 horas de trabalho. (Tanto tempo para tão pouco? Haja paciência!)
Já sei: a prática leva à perfeição. E lá está: é aqui que entra em jogo este treino da paciência (não é suposto ser boa nisto logo à primeira!). Então, tenho estado a aprender novos pontos e a treiná-los repetidamente.
Vou ser sincera: nunca tinha posto (tão conscientemente, pelo menos) a minha paciência à prova. Socorro! Engano-me várias vezes, o que faço nunca sai tão direitinho como nos tutoriais que encontrei na internet e tenho de estar sempre a repetir o mesmo movimento para ver se o resultado final se aproveita.
Estou habituada a ser rápida a fazer as coisas, e de repente começo uma coisa nova e esbardalho-me contra as linhas que escorregam da agulha. Às vezes, não há mesmo paciência para falhar. Não sendo, reconheço, o momento mais desejável do processo de aprendizagem, não deixa de ser um dos momentos. E está tudo bem com isso, não há mal em falhar-e-repetir-e-falhar-de-novo-e-repetir-outra-vez.
Até ficarmos realmente bons numa determinada coisa precisamos desse cíclo contínuo de falhar-e-repetir-e-falhar-de-novo-e-repetir-outra-vez. Só que no meio deste processo, onde é que encontramos a paciência? Ou, fazendo a pergunta de outra forma, como é que mandamos embora a pressa?
(É isso que ando a tentar praticar!)
A paciência é uma virtude, dizem muitos - mas, para mim, a paciência devia ser um verbo, para ser mais fácil de conjugar e pôr em prática.
M