Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Designing My Dream Life

17 de Janeiro, 2023

O tempo que se demora

M

Se há uns meses me perguntassem, eu diria que o poder que gostava de ter era o de teletransporte. Achava inútil e desnecessário o tempo que demoramos a chegar a algum lado. Se estamos no sítio A e temos de ir até ao sítio B, porque não nos teletransportarmos até lá? Eu gosto de caminhar nos tempos livres, mas na correria do dia-a-dia esses períodos de deslocação irritam-me.

Recentemente, tenho de admitir que a minha opinião mudou. Agora, gosto do tempo que demoro a chegar ao local onde quero ir.

Em ERASMUS, consigo ir a pé para a faculdade e, para mim, isso é  sinónimo de qualidade de vida - mesmo que demore meia hora, o percurso seja sempre o mesmo e por vezes até feito com temperaturas negativas. Apesar disso, eu adoro essa caminhada porque atravesso um grande jardim, vejo montanhas no horizonte (muitas vezes, cobertas de neve) e compro pão fresco logo pela manhã. Já não tenho pressa para chegar de um sítio ao outro, consigo apreciar genuinamente o tempo que demoro.

k.jpg

Até em viagens, onde o entusiasmo para chegar ao destino é grande, o tempo que demoro até lá é bonito. Os comboios da Eslovénia andam devagar, é certo, mas passam por campos e prados que provavelmente, de outra forma, não teria a oportunidade de ver.

Em novembro, fui de autocarro para Veneza e gostei tanto do tempo que demorei a chegar. Tive a sorte de estar o céu limpo nesse dia e ver, devagarinho, o sol a pôr-se sobre o Adriático, para depois observar o céu a mudar de cor durante a meia hora seguinte. Nesse dia, pensei em como realmente pode ser tão bonito o tempo que demoramos a chegar a um lugar, mesmo que a pressa seja grande.

  k.jpg

Até sem contemplar a paisagem, podemos valorizar o tempo que demora. O período de deslocação do ponto A para o B pode ser, por vezes, a única altura do dia em que podemos, sem culpa, pôr em pausa as tarefas que nos preenchem o dia-a-dia. Se calhar, devíamos começar a apreciar isso também.

 

Afinal, o tempo que se demora é um bom tempo para se ter.

M

 

 

6 comentários

Comentar post