O Som do Silêncio
Por defeito, assumimos que o silêncio é silencioso. E por definição do dicionário, o silêncio é, de facto, a "cessação de som ou ruído". Mas sinto que o silêncio é muito mais do que essa inexistência de palavras.
O silêncio é - ou pode ser - um lugar de descoberta ou desespero, um estado de paz ou perturbação e uma coisa pela qual desejamos ou que tememos.
É que o silêncio também sabe falar: enquanto os humanos falam com as palavras, o silêncio fala com a falta delas. E é nesta ausência que conseguimos ouvir o som do silêncio. Se estivermos com atenção, conseguimos mesmo escutar o que ele nos tem para mostrar. E são tantas as coisas (bonitas) que encontramos aí.
Encontramos as palavras que não foram ditas mas foram sentidas, e aquelas que não foram ditas mas foram inventadas. Encontramos a solidão e a solitude. Encontramos respostas e mais perguntas.
Só que por vezes, o silêncio faz demasiado barulho e não sabemos lidar com isso. Sentimos a necessidade de o calar, e abafamo-lo com outra coisa qualquer: ligamos o rádio ou a televisão, falamos com um amigo ou cantamos sozinhos. Por vezes, não queremos ouvir o que o silêncio tem para nos dizer, e preenchemos o barulho com palavras que, se calhar, nem nos dizem nada.
Já se sabe: há músicas que sabem melhor que outras ao nosso ouvido. O problema é que nem todos sabem dançar ao som do silêncio.
M