Em dois sítios ao mesmo tempo
Sabemo-lo: não somos todos iguais - vivemos em realidades diferentes, em contextos distintos, temos relações únicas e (idealmente) fazemos da nossa vida aquilo que queremos. Ainda assim, acredito que há um problema que chega a todos: a altura de tomar uma decisão. Para alguns, este momento é mais simples do que para outros.
Podemos ser pragmáticos e fazer decisões com base na racionalidade que conseguimos imputar à situação, ou podemos seguir o nosso instinto e fazer decisões com uma base mais emocional. Da minha perspetiva, quanto mais séria é a escolha, mais difícil se torna este processo. E por escolha séria refiro-me àquela que traz consequências a médio e longo prazo, e nos deixa com um bichinho na cabeça a perguntar "será que vou odiar o meu eu passado por ter tomado esta decisão?".
Sou da equipa daqueles que faz uma lista de prós e outra de contras, numa tentativa de clarificar o raciocínio e descobrir o que realmente quero. A verdade, tenho de admitir, é que nem sempre isso ajuda, porque sou muito boa a defender o caso para ambos os lados.
Acho que a dificuldade da tomada de decisões resume-se a um simples problema: não conseguimos estar em dois sítios ao mesmo tempo. E perceber isso complica tudo.
Reconheço: ainda não sei como resolver isto. Apetece-me deixar as decisões grandes às "mãos do destino" - seja lá o que isso for - só para tirar a responsabilidade das eventuais consequências de uma escolha errada e de, no futuro, ressentir o meu eu passado por ter feito uma lista de prós e contras incompleta.
M
PS: Qualquer coisa, fujo para um universo paralelo e resolvo lá o problema.