Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Designing My Dream Life

13 de Dezembro, 2023

Coragem para ser mau

No processo de aprender uma coisa nova estamos, inevitavelmente, a aprender a falhar

Reconheço que isto de falhar constrói carácter e, até certo nível, diria até que nos aumenta a resiliência. Só que, ao mesmo tempo, sinto também que destrói autoestimas. Claro que no abstrato sabemos e dizemos que não somos bons a tudo - e que ninguém é bom numa coisa nova logo à primeira tentativa. Sabemos também que a aprendizagem é uma rua inclinada, e que custa chegar lá cima.

Mas na prática - aquilo que se passa na vida real - quando falhamos vez após vez já não queremos mais saber de toda a teoria. Quando falhamos vez após vez temos que ser muito corajosos para continuar - e principalmente para continuar a ser mau.

A tentação de desistir começa a ser apetecível. A sensação de que não estamos (ainda) à altura do desafio que nos propusemos a atingir pode mesmo ser avalassadora, e a vozinha irritante na nossa cabeça que diz que somos péssimos parece não se calar. Cada erro e cada passo mal dado são lembretes gigantes de como estamos a falhar, e deixamo-nos esquecer do que na teoria sabemos: a falha faz parte, e é inevitável.

Curiosamente, outro dia deparei-me com um conselho relacionado precisamente com este tema. Dizia assim: se queres desistir, desiste num dia em que as coisas corram bem

E fiquei a pensar nisto. Desistir num dia mau seria o caminho mais fácil, porque sentimos o peso imediato da frustração e da vergonha. Por outro lado, desistir num dia bom ia implicar vermos as melhorias, sentirmos os progressos e ainda assim querer largar tudo. Parece mais difícil, não é? E estaríamos a negar a nós próprios a oportunidade de provar que somos capazes, e que se calhar vamos mesmo conseguir aprender o que queremos.

Acho que devíamos começar a medir o "sucesso" - seja lá o que isso for - de uma forma diferente.

Em vez de acharmos que só vamos ter sucesso quando formos, finalmente, bons a fazer essa coisa nova, podemos começar a interiorizar que o sucesso começa logo quando temos a coragem para ser mau. (É que é preciso muita.)

M

Ps: mais fácil escrever do que fazer, certo?

2 comentários

Comentar post