Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Designing My Dream Life

29 de Junho, 2023

A mentira que nos contam

Pela internet e em muitas revistas vende-se esta ideia de que a motivação é a receita ideal para atingir os nossos objetivos, quase como se sem ela nada fosse possível. E é verdade: muitas vezes, é a motivação que impulsiona a ação, é a motivação que nos dá um pico de produtividade para finalmente completar aquela lista de tarefas chata que nunca mais acaba. Mas há um problema: a motivação não é infinita, nem é constante. E aí apercebo-nos da mentira que durante tanto tempo nos andaram a contar.

O que não nos contam é que nem sempre a motivação vai existir. Mas, mesmo sem ela, vamos conseguir atingir os nossos objetivos, porque entra em ação uma outra componente essencial: a disciplina.

Vamos descobrir que, afinal, a disciplina é que é a chave perfeita. É a disciplina que nos faz aparecer e fazer o que temos de fazer mesmo quando não queremos, é a disciplina que nos faz ir até quando a nossa mente só arranja desculpas para não ir, e é, também, esta disciplina que, da minha perspetiva, demonstra o nosso amor-próprio: somos nós a aparecer por nós, nós a fazer por nós. 

E será esta mesma disciplina que, quando praticada de forma consistente, nos ajuda a criar um hábito. (Neste ponto quase que nos esquecemos da motivação.) 

hab.jpg

(fonte: Pinterest)

Nas últimas 3 semanas fiz cerca de 45 minutos de exercício físico por dia, porque tinha esse objetivo. Vou ser sincera, quase nunca senti a famosa e tão aclamada motivação que tantos falam, mas não deixava que isso fosse sequer um problema. Tinha uma coisa melhor do meu lado: a disciplina. E assim, consegui cumprir com o que me propus, apesar de nem sempre ter vontade, nem sempre dar jeito, e nem sempre me apetecer.

Claro que é bom fazermos as coisas com motivação - não nego isso. Mas, na minha opinião, é melhor ainda fazer as coisas apesar da motivação. E é isso que tento fazer todos os dias.

M

2 comentários

Comentar post