Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Designing My Dream Life

22 de Janeiro, 2024

A galinha da vizinha

No meu caso: o jardim da vizinha. Da minha varanda - onde no verão me dediquei a construir o meu jardim (como tenho partilhado aqui no blog) - vejo o jardim da minha vizinha. Antes dela se mudar, o terraço era seco e vazio, e em pouco tempo a vizinha conseguiu enchê-lo de verdes e todas as outras cores de arco-íris.

Acho que é fácil cair na tentação de olhar para o lado e tudo parecer melhor. De fora, parece que o outro não tem as nossas dores, nem outras quaisquer. Parece que está sempre feliz e que os males da vida não o atingem. E depois olhamos para o espelho e não vemos essa felicidade que o outro parece ter. O que é (me) falta?

O problema da comparação é que ela é superficial. Só vemos o que o outro nos deixa ver, e o que o outro escolhe mostrar. Outro problema - já sabemos - é que não resulta em nada. Sou muito a favor do olhar para inspirar - mas o olhar para entristecer já não gosto tanto, nem acho que dê em coisa boa.

Diz-se que não devíamos olhar tanto para o nosso umbigo, mas quando o bichinho da comparação começa a aparecer atrevo-me a dizer que se calhar é mesmo isso que devíamos fazer: focarmo-nos em nós. E perceber que a competição não sou eu vs. o outro.

A verdadeira - e mais difícil - competição sou eu versus o meu eu passado. 

Sou melhor do que era ontem? E como posso amanhã melhorar mais?

4 comentários

Comentar post