A Feira do Livro do Porto
A ideia de feira remonta ao século XIII, em plena Idade Média, quando cidades e vilas se começaram a consolidar como pequenos centros de comércio. Estes eventos surgiram da necessidade de reunir, num só local e em determinadas datas, mercadores vindos de diferentes regiões para trocar produtos - uma vez que, nessa época, o comércio era limitado, nomeadamente, pelas dificuldades de transporte (e ainda nem se sonhava com o conceito de e-commerce!).
Com o passar dos séculos, o conceito de feira resistiu ao teste do tempo. As feiras deixaram de ser apenas um espaço de encontro de compradores e vendedores para se transformarem, também, em eventos culturais e turísticos.
A Feira do Livro do Porto é um exemplo vivo desta evolução. De 22 de agosto a 7 de setembro, os Jardins do Palácio de Cristal acolheram mais uma edição deste evento anual, que já faz parte da tradição da cidade.
A Avenida das Tílias enche-se de bancas repletas de livros - desde os lançamentos mais recentes que marcam tendências, aos exemplares mais antigos e usados na zona dos alfarrabistas, que oferece verdadeiros preços de feira.
Os belos jardins do Palácio com as suas incríveis vistas para o Douro convidam-nos a passear com calma, folhear as páginas, descobrir novos autores e histórias até então desconhecidas. É impossível evitar a sensação de entusiasmo ao estar rodeado de mil possibilidades de novos caminhos de leitura, conhecimento e imaginação. Enquanto caminhamos parece que o tempo desacelera e nesse momento a vida ganha outro ritmo - mais leve e sereno.
Para além das inúmeras bancas onde nos podemos perder, estes dias de Feira do Livro são um verdadeiro palco cultural. A programação inclui, nomeadamente, concertos, palestras, encontros com escritores e sessões de leitura, que agradam miúdos e graúdos.
Este evento marca o início do ano cultural da cidade do Porto, funcionando como um ponto de partida para uma nova temporada repleta de arte, literatura e cultura.
Do meu lado, aguardo com expectativa os próximos capítulos da programação cultural da cidade!
M