Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Designing My Dream Life

23 de Janeiro, 2023

A Cidade dos Filmes

Liubliana é a cidade dos filmes para onde as personagens principais se mudam e têm um final feliz. Desde o primeiro dia que visitei o centro da cidade senti como se estivesse numa dessas histórias. Não vim aqui para ter um final, mas sem dúvida que tive um "meio" muito feliz. Mesmo agora, depois de já ter passeado pelo centro muitas outras vezes, continuo com a mesma sensação.

Cheguei dia 26 de setembro, já com uma visita guiada pela cidade marcada para o dia seguinte. Decidi ir um bocadinho mais cedo e descobrir, primeiro, as ruas sozinha. Foi um daqueles casos de amor à primeira vista. 

No meu diário de ERASMUS, onde relatei tudo desde o primeiro dia, escrevi:

Antes da walking tour fui passear um bocado sozinha para o centro. Já me apaixonei. Liubliana é uma cidade linda!! E eu senti-me a personagem principal disto tudo. É assim que os filmes começam. 🤍

Admito que isto podia ser só o meu cérebro a tentar romantizar esta nova fase da minha vida, mas a verdade é que já várias pessoas me contaram que partilham desta opinião. A cidade é acolhedora e enquanto se passeia pelas ruas exclusivas a peões facilmente se recebe a mensagem de que vai tudo correr bem.

Nessa visita guiada conheci outros estudantes de ERASMUS que, tal como eu, chegaram sozinhos e à descoberta. Uma menina contou-me que veio de Praga até aqui, e quando saiu do autocarro trovejava e chovia imenso e ela imediatamente pensou "ok, isto parece o início de um filme". Reconfortou-me logo saber que não era a única que sentia isso, e que a magia da cidade chegava a todos.

 

A cidade não é, de todo, uma metrópole cheia de vida e movimento, mas isso faz parte do seu encanto e foi, na verdade, um dos fatores que me fez escolher este destino. Ao caminhar pelas ruas cruzamo-nos com poucas pessoas que estão sempre tranquilas nos seus afazeres.

A minha zona preferida é, sem dúvida, a margem do rio onde me sento a olhar para as casinhas com uma pequena varanda, a imaginar que vivo ali. Gosto, também, de passear pelas esplanadas e observar as pessoas sentadas nas mesas a conversar calmamente. No Outono, toda a cidade ficou coberta em tons vermelhos e laranjas e havia sempre um cheirinho a castanhas no ar que aquecia o coração. 

 

A melhor parte  é a possibilidade de ver o sol a pôr-se nas montanhas, que rodeiam a cidade.

Liubliana é a cidade dos filmes para onde as personagens principais se mudam e têm um final feliz. Ninguém me tira esta ideia da cabeça.

M

 

 

4 comentários

Comentar post