Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Designing My Dream Life

06 de Março, 2023

21 dias e mais alguns

Dizem por aí que se demora 21 dias a criar um hábito. Pelo que procurei, não existe nenhum fundamento científico que traga alguma verosimilidade a esta afirmação, mas a verdade é que a ideia pegou.

Tinha um hábito terrível de me deitar na cama à noite e fazer scroll infinito no telemóvel, quase sem sequer prestar atenção ao que estava a ver. Apesar da minha clara falta de interesse, continuava a deslizar o dedo pelo ecrã simplesmente porque não tinha a disciplina suficiente para me obrigar a parar e pousar o telemóvel. A solução que arranjei foi implementar a regra de me deitar com ele longe da cama.

Não acredito em restrições excessivas ou exageradas e acho que tudo é bom na medida certa, mas a verdade é que tive de ser um bocadinho rígida comigo mesma para parar com esta péssima mania.

Hoje posso dizer que já há uns bons dias que vou dormir com o telemóvel longe da cama. Fiz isto a prezar pela quantidade do meu sono, e também porque sempre quis experimentar se realmente bastam 21 dias para criar um hábito.

Sendo sincera, não tem sido difícil adaptar-me a este novo costume. Nos primeiros dias, antes de me deitar ligava uma meditação qualquer e programava o telemóvel para se desligar passado um bocado, mas depois fui-me apercebendo que não precisava mesmo desse barulhinho de fundo nos primeiros minutos em que me deito.

Quase sem dar conta, e mesmo sem intenção, acabei por criar uma rotina noturna: quando é hora de ir dormir, ponho o telemóvel a carregar em cima da secretária, vou à casa de banho fazer o meu ritual de cuidados de pele e, quando termino, meto-me na cama já meia embalada para dormir. Há dias em que demoro um bocadinho mais do que outros a adormecer, mas mesmo nessas alturas fico feliz por estar a conseguir resistir à tentação de pegar no telemóvel.

Já passaram mais de 21 dias e acho que posso dizer que consegui realmente criar o hábito de me deitar sempre com o telemóvel longe da cama. A qualidade do meu sono não melhorou, mas a quantidade sofreu, sem dúvida, um aumento considerável.

Da próxima vez que quiserem implementar um hábito já sabem: experimentem-no durante 21 dias. Pode não pegar, mas pelo menos durante 21 dias foram a pessoa que queriam ser ;)

M

 

4 comentários

Comentar post